Ao vivo: a prisão de Lula. Acompanhe Acompanhe ao vivo a repercussão da ordem de prisão ao ex-presidente Lula

O juiz federal Sergio Moro determinou a prisão do ex-presidente Lula nesta quinta-feira. O magistrado deu a “oportunidade” para que o ex-presidente se apresente “voluntariamente” a Polícia Federal de Curitiba até a próxima sexta-feira, dia 6.

Acompanhe ao vivo os desdobramentos da decisão de Moro e a repercussão da prisão de Lula:

20:46 – Gleisi Hoffman concede entrevista coletiva no Sindicato dos Metalúrgicos
Em coletiva de imprensa no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, a presidente nacional do PT afirmou: “Nós não temos outra causa a registrar dessa decisão do juiz Sergio Moro que não sua obsessão, seu ódio e seu rancor em relação ao presidente Lula”.
“Nós lamentamos muito que o juiz Sergio Moro esteja cumprindo esse papel. Que esteja, ao cumprir esse papel, depondo contra a justiça brasileira.”
Ela afirma que Lula é inocente: “Sergio Moro não deu até agora qual é a prova de sua condenação, se quer o crime que o presidente cometeu.”

20:26 – Militantes do MTST marcham em direção ao Sindicatos dos Metalúrgicos do ABC
Militantes do Ocupação Povo Sem Medo — segundo maior acampamento do MTST (Movimento dos Trabalhadores sem Teto), em São Bernardo do Campo, com cerca de 8 000 famílias — caminham em direção ao Sindicato dos Metalúrgicos do ABC. De acordo com o líder do movimento, Guilherme Boulos, pré-candidato à Presidência pelo PSOL, 5 000 pessoas participam da marcha.

20:25 – Movimentos de esquerda organizam agenda de apoio a Lula
Movimentos de esquerda convocaram atos de apoio ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O principal protesto é a vigília convocada pela CUT para começar a partir da noite desta quinta-feira em frente ao Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista. O local é emblemático, pois trata-se do berço político de Lula, que iniciou sua militância quando era metalúrgico na região.

20:22 – Zanin condena mandado de prisão antes dos recursos acabarem
O advogado de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) Cristiano Zanin Martins divulgou uma nota condenando o mandado de prisão emitido pelo juiz federal Sergio Moro contra o ex-presidente nesta quinta-feira.
Segundo o advogado, a expedição do mandado de prisão contraria decisão do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), porque os recursos a serem apresentados à Corte ainda não foram exauridos. “A defesa sequer foi intimada do acórdão que julgou os embargos de declaração em sessão de julgamento ocorrida no último dia 23/03”, diz o texto.

20:04 – Lula vai se entregar, mas não é o fim, diz líder do MST
líder do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), João Pedro Stédile, comentou na noite desta quinta-feira a decisão do juiz Sergio Moro de ordenar a prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Segundo ele, Lula vai cumprir a decisão e se entregar à Polícia Federal até as 17h de sexta-feira, mas isso “não é o fim”.
“Nós vamos sofrer uma derrota com a prisão do Lula, mas vamos dar o troco. Vamos libertar o Lula. E depois teremos a campanha eleitoral”, disse o comandante do grupo, em transmissão ao vivo pelo Facebook do movimento. Ele disse que a posição do MST e dos grupos que integram as frentes Brasil PopularPovo Sem Medo é começar, nesta sexta, uma série de manifestações pelo país para que o petista seja posto em liberdade.

19:59 – Políticos de esquerda vão para São Bernardo
Políticos de partidos de esquerda estão a caminho de São Bernardo do Campo, no ABC paulista, onde apoiadores do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva farão uma vigília na sede do Sindicato dos Metalúrgicos contra o pedido de prisão determinado pelo juiz Sérgio Moro. A expectativa é Lula faça um pronunciamento, talvez o último discurso antes de se entregar às Polícia Federal. A deputada Manuela D’Ávilla, pré-candidata do PC do B à Presidência, o ex-prefeito Luiz marinho, que concorrerá ao governo de São Paulo, e uma série de parlamentares comparecerão. A CUT e o movimento dos sem-teto (MTST) convocaram seus militantes.

19:55 – Políticos protestam contra prisão de Lula: ‘tempos de ditadura’
Políticos de esquerda se manifestaram no Twitter após o juiz Sergio Moro decretar a prisão de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nesta quinta-feira.
presidente nacional do Partido dos Trabalhadores, senadora Gleisi Hoffmann (PR), postou: “Prisão política, que reedita os tempos da ditadura“.

Violência sem precedentes na nossa história democrática. Um juiz armado de ódio e de rancor, sem provas e com um processo sem crime, expede mandado de prisão para Lula, antes de se esgotarem os prazos de recurso. Prisão política, que reedita os tempos da ditadura


19:47 – Prisão de Lula afunda Brasil em ‘caos político’, diz Washington Post
Poucos minutos após o anúncio de que o juiz Sergio Moro havia emitido um mandato de prisão contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a imprensa internacional começou a noticiar o fato. As primeiras notas vieram das agências internacionais de notícia Reuters (do Reino Unido) e Associated Press (também chamada de AP, dos Estados Unidos).
Ambas agências emitiram as notas em caráter de urgência para veículos de imprensa do mundo todo.

19:39 – Presidente da CUT convoca ‘resistência’ nas ruas
presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Vagner Freitas, gravou um vídeo na noite desta quinta-feira pedindo que militantes de esquerda e sindicalistas saiam às ruas e marchem até a sede do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em São Bernardo do Campo. “É hora de resistência e manifestação contra essa aberração”, diz o sindicalista no vídeo de pouco mais de 2 minutos. Freitas também pede que sejam realizados atos em frente a fábricas amanhã e que manifestantes do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul se instalem em frente o prédio da Polícia Federal.

19:35 – No ápice da ‘via crucis’ de Lula, site do PT sai do ar
PT pretendia transmitir a prisão de Lula ao vivo por diferentes canais do partido. O principal deles, porém, o site oficial da legenda saiu do ar, provavelmente pela grande quantidade de acessos após o anúncio de que o ex-presidente irá para a cadeia nas próximas horas.

19:26 – Senador petista compara prisão de Lula com condenação de Gandhi
senador Humberto Costa (PT-PE) fez uma postagem em sua página noFacebook comparando a prisão de Lula com a condenação do ativista Mahatma Gandhi.
“Condenado por amar seu povo e revolucionar uma nação”, diz a postagem. Não é para tanto.

19:15 – MTST já se dirige ao Sindicato dos Metalúrgicos
A Ocupação Povo Sem Medo já está se dirigindo, em grande volume, aoSindicato dos Metalúrgicos do ABC, em São Bernardo, contra a prisão do ex-presidente Lula.
Trata-se do segundo maior acampamento do MTST, com 8 mil pessoas em uma área de 60 mil metros quadrados na cidade do petista.

19:07 – ‘Lula preso amanhã’ entre os assuntos mais comentados do mundo
A ordem de prisão contra Lula já ganhou o mundo, poucos horas após ser decretada. Neste momento, os termos “Lula preso amanhã” e “Moro”, ocupam os trending topics mundial do Twitter, na oitava e décima posições, respectivamente.
Na relação de assuntos mais comentados no Brasil, lógico, a situação do ex-presidente encabeça a lista.

19:01 – Manifestante anti-Lula é atropelado após tumulto em SP
Um manifestante que protestava contra o ex-presidente Lula se feriu após uma confusão na saída do senador Lindbergh Farias (PT-RJ) do Instituto Lula, no bairro do Ipiranga, em SP. Ele foi empurrado e bateu cabeça num caminhão que passava na rua. Após o incidente, ele se levantou e foi encaminhado ao hospital São Camilo.
 Manifestante ferido em frente o Instituto Lula
Manifestante ferido em frente o Instituto Lula (//VEJA)

18:59 – As recomendações de Roberto Jefferson para Lula na cadeia
Roberto Jefferson foi ao Twitter dar seu parecer acerca da iminente prisão do ex-presidente Lula.
Escreveu: “Não tenho sentimento de vingança em relação a Lula. Também não comemoro sua prisão. Já passei por isso e sei o quanto uma prisão é desumana”.
O ex-deputado ainda fez recomendações ao petista no período em que estará na cadeia. “Resignação, paciência, humildade, calma. Que saiba tirar as lições necessárias”, completou.

18:59 – Lindbergh: ‘Moro é um patético serviçal do capital’
Assim que Sergio Moro decretou a prisão de Lula, Lindbergh Farias partiu para o ataque, obviamente.
Nas redes sociais, ele escreveu que o magistrado terá lugar guardado no “lixo da história” e o classificou como “um patético serviçal do capital”.

18:50 – Ônibus da caravana foi alvejado por dois tiros de garrucha, diz perícia
A perícia do Instituto de Criminalística do Paraná afirmou que dois disparos de uma arma de calibre 320 atingiram um dos ônibus da caravana do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Paraná.
De acordo com o perito Inajar Kurowski, os disparos vieram de um atirador que estava a 5,86 metros do chão, distante cerca de 18 metros do ônibus. O atirador teria feito os disparos quando o ônibus já havia se distanciado do local em que ele estava. “É uma arma de calibre fraco que nem se vende mais. É algo como uma garrucha”, disse Inajar.

18:45 – Marco Aurélio admite levar para STF decisão sobre liminar contra prisão
ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Marco Aurélio Mello disse hoje que cogita levar para o plenário da corte Federal um pedido de advogados para impedir a prisão de condenados em segunda instância. A discussão acontece logo depois de o STF rejeitar pedido de habeas corpus preventivo da defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

18:41 – Boulos sobre Lula: ‘Não assistiremos passivamente’
Pré-candidato do PSOL ao Planalto, Guilherme Boulos foi às redes sociais protestar contra a ordem de prisão contra o ex-presidente Lula.
Coordenador nacional do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto, Boulos afirmou que “haverá resistência democrática” e que “não assistiremos passivamente” a ordem de Moro.

18:41 – Ex-presidente sai do Instituto Lula
O ex-presidente Lula saiu do Instituto que leva o seu nome. Ele está sendo perseguido por jornalistas e fotógrafos.

18:21 – Senador convoca vigília na casa de Lula
Após a ordem de prisão expedida pelo juiz Sergio Moro, o senador Lindbergh Farias (PT-RJ) foi às redes sociais convocar uma vigília na frente da casa de Lula, em São Bernardo do Campo.
O petista pede para que os aliados cheguem a partir das 5h da manhã.

Leia aqui a íntegra da decisão de Moro.
O juiz também vetou a “utilização de algemas em qualquer hipótese” e disse que, também “em razão da dignidade do cargo ocupado”, foi preparada uma sala reservada para o petista cumprir inicialmente a pena. “Esclareça-se que, em razão da dignidade do cargo ocupado, foi previamente preparada uma sala reservada, espécie de Sala de Estado Maior, na própria Superintendência da Polícia Federal, para o início do cumprimento da pena, e na qual o ex-presidente ficará separado dos demais presos, sem qualquer risco para a integridade moral ou física”.

18:06 – Moro determina a prisão de Lula
O juiz Sergio Moro determinou a prisão do ex-presidente Lula. A decisão aconteceu pouco depois do TRF-4, de Porto Alegre, autorizar o magistrado a emitir essa ordem.
Na decisão, abriu ao petista a “oportunidade” de se apresentar voluntariamente à Polícia Federal de Curitiba até às 17h da próxima sexta-feira, dia 6, “em atenção à dignidade [do] cargo que ocupou”.
Fonte:https://veja.abril.com.br

Share:

Nenhum comentário:

Categories

Ordered List

  1. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit.
  2. Aliquam tincidunt mauris eu risus.
  3. Vestibulum auctor dapibus neque.

Sample Text

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation test link ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.

Definition List

Definition list
Consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua.
Lorem ipsum dolor sit amet
Consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua.

Support

Need our help to upload or customize this blogger template? Contact me with details about the theme customization you need.

Pages

Visitas das Naçoes

LEIA E IMPOTANTE

Atenção Todos os links e arquivos que se encontram no site, estão hospedados na própria Internet, somente indicamos onde se encontra, não hospedamos nenhum CD ou programa que seja de distribuição ilegal. Qualquer arquivo protegido por algum tipo de lei deve permanecer, no máximo, 24 horas em seu computador. Eles podem ser baixados apenas para teste, devendo o usuário apaga-lo ou compra-lo após 24 horas. A aquisição desses arquivos pela internet e de única e exclusiva responsabilidade do usuário. Os donos, webmasters e qualquer outra pessoa que tenha relacionamento com a produção do site não tem responsabilidade alguma sobre os arquivos que o usuário venha a baixar e para que irá utilizá-los.
O que diz a lei brasileira: A Lei 10.695/03 resolve definitivamente a polêmica questão acerca da cópia única para uso privado do copista, sem intuito de lucro, ao inserir o parágrafo 4º no artigo 184, que exclui tal prática, de forma expressa, da incidência das penas previstas nos parágrafos precedentes. § 4o O disposto nos §§ 1o, 2o e 3o não se aplica quando se tratar de exceção ou limitação ao direito de autor ou os que lhe são conexos, em conformidade com o previsto na Lei nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, nem a cópia de obra intelectual ou fonograma, em um só exemplar, para uso privado do copista, sem intuito de lucro direto ou indireto.” (NR) Portanto, copiar obra integral, em um só exemplar, para uso exclusivamente privado, sem intuito de lucro, não é tipificado como crime.

Arquivo do blog