As Primeiras Experiências de Rádios Online no Brasil: a rádio Manguetronic

Resultado de imagem para símbolo de radio web
No Brasil, o rádio iniciou sua penetração, no novo meio de transmissão, somente dois anos após as primeiras experiências das emissoras norte-americanas, ou seja, apenas a partir de 1997. A primeira rádio brasileira que operou online seguiu as tendências mundiais de aproveitar um novo veículo de comunicação, a internet, como a inovadora ferramenta que iria transpor barreiras e limites geográficos e, assim, alcançar um público maior. Para o primeiro momento, a internet era utilizada pelas emissoras apenas para estabelecer um novo contato com o público através de sites com informações e dados gerais sobre a programação, sem necessariamente disponibilizar arquivos de áudio.

A primeira rádio a operar via internet, no Brasil, foi a Manguetronic, que em abril de 1996 veiculava pela primeira vez um programa exclusivamente pela web. O programa foi inicialmente criado por dois integrantes do movimento pernambucano denominado “Mangue Beat”: José Carlos Arco Verde, mais conhecido como HB Mabuse e Renato Lins. O nome do movimento é uma referência clara ao mangue, ecossistema riquíssimo que possibilita o desenvolvimento de diversas espécies animais e vegetais. A intenção era fazer uma ligação entre a cultura da região e os estilos musicais do maracatu, funk e rock, mesclando as informações e divulgando para todo o país a cultura pernambucana.

Os dois, então, somaram seus conhecimentos para a criação de um site que divulgasse todas as informações do movimento. Em maio de 1995 eles começavam as primeiras experiências para criação do site www.manguetronic.com.br . Mas, devido a deficiências tecnológicas do momento, somente em abril de 1996, eles conseguiram desenvolver o programa de rádio especialmente destinado para o acesso de usuários da grande rede. Contaram também com o apoio do empresário Cláudio Marinho, diretor de uma grande empresa de Internet.

A tecnologia utilizada era o programa de compressão de áudio RealPlayer. Era uma total inovação para os padrões da rede no Brasil, especialmente pelo fato de utilizar todos os recursos da nova ferramenta multimídia. Apesar de num primeiro momento muitos usuários desconhecerem as novas possibilidades de recepção, os internautas podiam acessar os blocos dos programas de forma aleatória, conforme suas necessidades e desejos, selecionando o quê e quando ouvir os arquivos. Era possível, por exemplo, pular trechos de entrevistas e ter direto o acesso a músicas ou demais arquivos desejados, como afirma Cunha:

Ao buscar o Manguetronic na Internet, os ouvintes imaginavam um programa de rádio convencional, com começo, meio e fim. Quando tentavam fazer uso da interação com arquivos, não compreendiam muito o porquê de ‘pularem' partes do programa, preferindo acessá-lo de forma linear. (...) o programa passou a ser desenvolvido para se aproximar de um programa convencional, porém o usuário podia ainda ‘pular' as locuções e ouvir somente as músicas (CUNHA, 2003, 155).

As informações sobre este tópico foram obtidas em CUNHA, 2003.


Share:

Nenhum comentário:

Categories

Ordered List

  1. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit.
  2. Aliquam tincidunt mauris eu risus.
  3. Vestibulum auctor dapibus neque.

Sample Text

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation test link ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.

Definition List

Definition list
Consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua.
Lorem ipsum dolor sit amet
Consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua.

Support

Need our help to upload or customize this blogger template? Contact me with details about the theme customization you need.

Pages

Visitas das Naçoes

LEIA E IMPOTANTE

Atenção Todos os links e arquivos que se encontram no site, estão hospedados na própria Internet, somente indicamos onde se encontra, não hospedamos nenhum CD ou programa que seja de distribuição ilegal. Qualquer arquivo protegido por algum tipo de lei deve permanecer, no máximo, 24 horas em seu computador. Eles podem ser baixados apenas para teste, devendo o usuário apaga-lo ou compra-lo após 24 horas. A aquisição desses arquivos pela internet e de única e exclusiva responsabilidade do usuário. Os donos, webmasters e qualquer outra pessoa que tenha relacionamento com a produção do site não tem responsabilidade alguma sobre os arquivos que o usuário venha a baixar e para que irá utilizá-los.
O que diz a lei brasileira: A Lei 10.695/03 resolve definitivamente a polêmica questão acerca da cópia única para uso privado do copista, sem intuito de lucro, ao inserir o parágrafo 4º no artigo 184, que exclui tal prática, de forma expressa, da incidência das penas previstas nos parágrafos precedentes. § 4o O disposto nos §§ 1o, 2o e 3o não se aplica quando se tratar de exceção ou limitação ao direito de autor ou os que lhe são conexos, em conformidade com o previsto na Lei nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, nem a cópia de obra intelectual ou fonograma, em um só exemplar, para uso privado do copista, sem intuito de lucro direto ou indireto.” (NR) Portanto, copiar obra integral, em um só exemplar, para uso exclusivamente privado, sem intuito de lucro, não é tipificado como crime.

Arquivo do blog